Dicas sobre como decorar a sala de jantar com mobiliário de alto padrão

Dicas sobre como decorar a sala de jantar com mobiliário de alto padrão

Ao decorar uma casa, montar a sala de jantar é uma das tarefas mais prazerosas. Ao mesmo tempo, o ambiente requer bastante atenção aos detalhes. Durante esse processo, duas coisas são certas: investir em soluções simples e contar com mobiliário de alto padrão para criar um ambiente prático e cheio de personalidade.

Como a sala de jantar será um espaço para receber visitas e servir refeições também no dia a dia, é fundamental priorizar a circulação e ter uma boa mesa, mesmo que o espaço seja pequeno. Para isso, opte por mobílias confortáveis ​​e funcionais, mas considere peças compactas e mais leves para não atrapalhar a circulação.

Outro recurso muito bem-vindo é verticalizar a decoração, criando uma identidade única e sem ocupar muito espaço.

Itens essenciais para uma sala de jantar

Para ajudar a construir uma sala de jantar ideal e que combine com o seu perfil, preparamos uma lista de itens essenciais, considerando soluções práticas.

Mesa redonda: A mesa redonda é uma das melhores opções para uma sala de jantar, sobretudo se o local for pequeno. Isso porque esse formato maximiza o espaço disponível e pode acomodar um maior número de cadeiras.

A mesa de jantar Belmonte, confeccionada com laca e madeira nobre.

Cadeiras: Os móveis compactos são as melhores opções, sejam para ambientes pequenos ou de grande extensão. Dê preferência a cadeiras confortáveis, já que se trata de um espaço em que todos gostam de permanecer por mais tempo, seja para fazer refeições sem pressa, seja para conversas prazerosas que se estendem após o almoço ou o jantar. Assim, uma boa pedida são cadeiras com encosto e assento estofados.

A Cadeira 111, em madeira maciça com assento e encosto estofados, disponível nas opções com e sem braços, do designer Jader Almeida.

Buffets: Dependendo do espaço disponível, um móvel servindo de apoio durante as refeições tornará o ambiente da sala de jantar mais prático. Além de evitar a necessidade de ir para a cozinha, um buffet ou aperitivo serve para mais de uma finalidade em outros momentos do dia, como uma cantina em um café ou bar.

O buffet Ocara, composto em módulos distintos para ser montado segundo a necessidade do usuário, da designer Larissa Diegoli.

Se o seu orçamento permitir, investir em móveis de alto padrão tornará seu projeto mais prático e sofisticado. Desta forma, uma estrutura totalmente personalizada pode ser obtida sem restringir a circulação.

Pensando no ambiente como um todo

Uma tarefa divertida, mas complexa, é incorporar as personalidades dos residentes na sala de jantar. Então, seguem algumas sugestões para tornar o espaço mais personalizado:

Utilize flores: mesmo que seja em vasos pequenos, as plantas dão mais alegria ao ambiente e um charme especial à decoração.

Utilize o centro da mesa para decoração: montar uma fruteira, por exemplo, pode se tornar um diferencial atrativo.

Aposta nas passadeiras: elas podem ser usadas tanto em bancadas quanto nas mesas. Além ser mais um item decorativo, funcionam para proteger o móvel contra acidentes cotidianos, como riscos.

Utilize a iluminação a seu favor: além de aproveitar ao máximo a luz natural, criar ambientes personalizados a partir de luzes especiais é uma grande aposta para deixar o ambiente mais atrativo e aconchegante. Seja para um ambiente grande ou pequeno, a decoração da sala de jantar deve incorporar toques pessoais dos moradores. Isso pode estar refletido na cor da parede, nos quadros e fotografias simbólicas, ou nos objetos que complementam o projeto. O importante é que, além de moderno e sofisticado, o espaço seja acolhedor para todos, sejam os donos da casa ou visitantes.

Compartilhar em: