Designer de interiores: 5 dicas preciosas para se destacar no início da carreira

Designer de interiores: 5 dicas preciosas para se destacar no início da carreira

Planejar e projetar espaços internos, sejam residenciais ou comerciais, e oferecer conforto e funcionalidade aos usuários dos ambientes, atendendo aos desejos e necessidades do cliente. Esses são os principais desafios do designer de interiores, uma das profissões que mais oferecem aos profissionais a possibilidade de ter a criatividade e a inovação como matérias primas fundamentais.

Como designer de interiores, você terá a liberdade de escolher e combinar materiais e móveis e também de especificar como serão instalados, processo conhecido como paginação. Além disso, é possível distribuir iluminação, erguer pontos elétricos e hidráulicos e designar o primeiro plano do espaço.

Outra tarefa importante é projetar móveis para diferentes ambientes. Os designers de interiores também se preocupam com a beleza do espaço. Por isso, escolhem e combinam cores, móveis, obras de arte, objetos de decoração, tapetes e tapeçarias.

 

Dicas para se destacar no início da carreira

Geralmente, os profissionais dessa área operam de forma independente, administrando seu próprio negócio, o que é vantajoso em muitos aspectos. Dessa forma, é possível escolher como e quando quer trabalhar, ou equilibrar a agenda de trabalho de designer de interiores com outro trabalho, por exemplo. Outra possibilidade é trabalhar em lojas que vendem móveis planejados ou artigos decorativos.

Separamos algumas dicas para te ajudar a construir uma carreira reconhecida, sobretudo através da execução de grandes projetos.

1. Crie um portfólio: um material de apresentação bem elaborado é uma das melhores maneiras de demonstrar suas habilidades. Inclua todas as fotos que têm de projetos que você já concluiu, desenhos, renders ou qualquer outro material que possa ajudar a mostrar seu estilo.

2. Conecte-se com outros profissionais: participe, sempre que possível, de eventos e reuniões de networking com outros designers de interiores, arquitetos e profissionais relacionados ao setor. Isso ajudará você a fazer contatos importantes e a se manter atualizado sobre as tendências da área.

3. Seja proativo(a): procure oportunidades para fazer trabalhos voluntários ou estágios em empresas de design de interiores ou mobiliário. Isso permitirá que você desenvolva suas técnicas e se conecte com outras pessoas do ramo.

4. Crie projetos personalizados de decoração: desenvolver um estilo pessoal é fundamental para se destacar. Tente desenvolver um estilo que seja único e reconhecível, mas que também atenda às necessidades e preferências dos clientes.

5. Trabalhe com mobiliário exclusivo e assinado: são peças que unem ergonomia, funcionalidade e beleza, acrescentadas de assinaturas de designers reconhecidos, que agregam personalidade e valor aos itens. Ao utilizar esses itens, o designer se destaca no mercado já que, com elas, tem condições de oferecer um projeto exclusivo e com qualidade justificada pelos autores das peças.

Além de todas as dicas acima, é importante ser um bom comunicador. Você precisará se comunicar claramente com seus clientes, fornecedores e outros profissionais envolvidos em cada projeto.

Se você está no início da carreira e procura por um espaço qualificado no mercado, a Ton Sur Ton é um showroom com o que há de mais moderno nos designs de móveis atuais e conta designers reconhecidos e mobiliário que vai do clássico ao contemporâneo. Representante exclusiva, em Curitiba, de marcas reconhecidas internacionalmente, como Natuzzi, Tidelli e Dü Design, entre outras, conta com um cardápio inovador, capaz de oferecer sofisticação e qualidade a qualquer portfólio.

Compartilhar em:

Leave A Comment

Your email is safe with us.