Manuel Bandeira
Manuel Bandeira conquistou seu primeiro prêmio de design quando ainda era estudante de arquitetura da Universidade Federal da Bahia. Tratava-se de um protótipo de cadeira inspirada na paisagem da Avenida Contorno, um dos locais mais bonitos de Salvador. Referido projeto, mais tarde, lhe rendeu um segundo prêmio, desta vez na Itália.
Em 1998, já formado, teve uma peça selecionada e uma menção honrosa no XII Prêmio do Museu da Casa Brasileira. Entusiasmado com a profissão, passou dois anos fazendo mestrado em design industrial na Domus Academy, em Milão. Nesse período, teve cinco trabalhos premiados, dentre os quais cumpre destacar o projeto de embalagem para o chocolate Baci Perugina da Nestlé e um móvel para o salão internacional da cadeira Promosedia.
Devido ao seu destaque acadêmico, foi convidado para exercer a função de professor assistente da Domus e recebeu uma proposta para trabalhar no estúdio do designer francês Marc Sadler, onde desenvolveu eletrodomésticos de ultima geração para a Moulinex.
Em 2001, de volta ao Brasil, elaborou para a Tidelli – indústria especializada na fabricação de móveis para ambientes externos – uma nova linha de produtos conhecida por coleção “elementos”, a qual obteve grande repercussão na mídia especializada, inclusive com peças expostas na mostra “uma historia do sentar” de curadoria de Adélia Borges, no Novo Museu de Curitiba.
No final de 2003 seu escritório faturou mais dois prêmios no Museu da Casa Brasileira: primeiro lugar na categoria utensílios domésticos, com a secadora de calcinha Sequinha, e segundo lugar na categoria mobiliário residencial, com a cadeira de balanço Levita.
Atualmente, Manuel Bandeira presta serviços para a indústria em geral e está montando a ULTRADESIGN, primeira loja de design local, onde serão comercializadas peças criadas pelo seu escritório e por outros profissionais baianos.
Recentemente assumiu a Diretoria da ABDesign (Associação Bahia Design).