Luciano Mandelli
O administrador gaúcho Luciano Mandelli, trabalhava numa indústria de carros. Há quase duas décadas, ele trocou o emprego no departamento de desenvolvimento de produtos da General Motors por uma ocupação que considera mais autoral: o design de móveis.
Além de criar mobiliário para áreas externas, especialidade da Tidelli, empresa de sua família, ele fundou, junto com a esposa, Laura Ahrons, a Oca Brasil, que produz revestimentos artesanais feitos com resíduos de madeira e que não tem nenhuma ligação com a Tidelli. Ambas têm fábricas instaladas na comunidade de Moradas da Lagoa, subúrbio de Salvador, e empregam mão de obra local.
Luciano comenta que o que fascina o seu trabalho são as pesquisas constantes de materiais e processos, além da possibilidade de criação. “Não é uma indústria repetitiva. A cada ano trazemos novidades, não só daqui, mas do mundo inteiro. Tanto que a Tidelli é uma das indústrias de móveis mais flexíveis em relação a material. Temos marcenaria, metalurgia, pintura, vidro… Acabamos agregando várias minifábricas e processos. Isso permitiu criar uma variedade muito grande de produtos numa mesma base. O que mais me motiva não é a fábrica em si, repetir produtos todo dia. É estar eternamente na busca de novidades”.
O designer possui muitas referências. No cenário brasileiro, ele destaca talentos que são reconhecidos também internacionalmente, como: Sérgio Rodrigues, Carlos Mota, Jader Almeida, Patricia Urquiola e Jasper Morrison.