A décima edição da mostra Casa de ideias, da Ton Sur Ton, mostra ambientes que exploram o bem morar contemporâneo

A loja Ton Sur Ton completa dez anos transformando os espaços de seu amplo showroom em soluções para o bem morar contemporâneo. No ano em que a mostra Casa de Ideias completa uma década, é possível observar que a tendência de reproduzir ambientes funcionais dentro de uma loja aproxima o cliente, que consegue ver sua própria moradia em sugestões de ambientes assinados por profissionais da arquitetura e decoração de Curitiba.

Quem visita a Ton Sur Ton durante o evento encontra opções variadas de living, sala de jantar, sala de estar, escritório, home theater, varanda, bar e hall, que podem ser aplicadas nos mais variados estilos de projeto e se adequam à personalidade dos curitibanos.

A 10ª edição da mostra, que abre ao público no dia 29 de abril, conta com os lançamentos da coleção 2016, além de tendências reproduzidas em nove sofisticados ambientes. Os destaques deste ano são os lançamentos da Galeria Tidelli e da nova Galeria Natuzzi Editions, marcas que têm venda exclusiva na Ton Sur Ton, em Curitiba.

A ideia da mostra surgiu do melhor aproveitamento dos ambientes da loja. “Começamos a ambientar os níveis superiores com profissionais de interiores, e a ideia deu tão certo que anualmente reservamos os melhores espaços para receberem a assinatura de grandes escritórios da cidade”, comenta Wilson Elias, sócio proprietário da Ton Sur Ton.

Nesta décima edição da Casa de Ideias estão presentes os profissionais: Ana Claudia Marini e Camila Martinez, Andréa Violani Postai Pereira, Carla Lancia e Carolina Motter, Claudia Horta e Edison Vello, Maria Elisa Zagonel e Isis Ferraz Virmond, Rosi Guelmann, Suelen Parizotto, Suely Ruon, Yara Mendes e Yvone Miyamura.

A mostra é composta por profissionais com pluralidade de estilos. “Assim como temos profissionais que estão presentes em todas as edições da Casa de Ideias, temos estreantes. A intenção é renovar a loja, apresentar os lançamentos, composições possíveis, e mostrar ao público, soluções belíssimas de espaços que todos temos em casa”, comenta Sonia Elias, sócia proprietária da loja.

A mostra fica aberta para visitação até 31 de julho de 2016, na Al. Carlos de Carvalho, 1285.

Os Ambientes

1. Vitrine – Rosi Guelmann

Metade das edições da mostra da Casa de Ideias já contou com o talento de Rosi Guelmann. Em 2016, coube à decoradora assinar a “Vitrine” da loja, que foi dividida em living, sala de jantar e escritório. Nesse espaço, que conta com os principais lançamentos do ano, podem ser observados móveis modernos, sofisticados e que abusam do conforto como aliado. Couro, madeira, espelho e laca misturam-se em um ambiente de cores claras e suaves. Com foco no público que aprecia design e está antenado às novidades, a vitrine tem como destaque peças em pergaminho natural do designer Ronald Sasson.

Casa de Ideias 2016 - Vitrine Principal - Rosi Guelmann

2. Sinfonia em Branco e Preto – Yara Mendes, Caroline Castillo e Kathleen Müller

O espaço estar com bar, batizado de “Sinfonia em Branco e Preto”, assinado pela decoradora Yara Mendes, com a arquiteta Caroline Castillo e a designer Kathleen Müller, apresenta tendências modernas e de design arrojado. Yara, que participou de todas as edições da mostra, preparou um ambiente versátil que não restringe o perfil de público. É um espaço ideal para amantes de design, sem faixa etária ou estilos marcados. Peças de alto padrão encontram-se em grande destaque como o sofá em couro, da Natuzzi Editions, e as irreverentes poltronas Sabiá, assinadas por Graça Kazan e Luiz Mário Moura.

Casa de Ideias 2016 - Sintonia em Preto e Branco - Yara Mendes, Caroline Castilho e Kathleen Müller

3. Home Theater - Priscila Ruon e Suely Ruon

Um espaço de lazer e descanso que prioriza o conforto foi o ambiente assinado pela decoradora Suely Ruon e pela arquiteta Priscila Ruon. O “Home Theater” tem as cores sóbrias que o local pede, e abusa do aconchego. Contemporâneo, o ambiente com ar de cinema particular recebeu estofamento em uma das paredes para melhorar a acústica e sofá retrátil para garantir o máximo de comodidade.

Casa de Ideias 2016 - Home Theater - Priscila Ruon e Suely Ruon

4. Harmonia e Estar - Yvone Miyamura

Outra veterana da mostra, com participação em todas as edições, a arquiteta Yvone Miyamura, em parceria com a arquiteta Maylla Hiromoto, assina o “Harmonia e Estar”, uma sala de estar e varanda para quem gosta de socializar. Em Rosa Quartzo, uma das cores eleitas da temporada 2016, os ambientes integrados seguem o estilo cosmopolita e contemporâneo, que foram inspirados no bem estar. Ambientado com peças de design diferenciado, a qualidade dos acabamentos foi uma das principais preocupações.

Casa de Ideias 2016 - Harmonia e Estar - Yvone Miyamura

5. Sala de Jantar e Living – Claudia Michelin Horta e Edison Vello

A contemporânea “Sala de Jantar e Living”, assinada pela engenheira civil Cláudia Horta e pelo arquiteto Edison Vello, foi ambientada com mobiliário de linhas retas, limpas, com grande uso de madeira em tons médios e tecidos sóbrios. O espaço foi pensado para um casal e ganhou da dupla de profissionais - que coleciona 10 participações na mostra - funcionalidade aliada à beleza. A base do ambiente é em cores neutras, que deixam espaço para que texturas de tecidos e da madeira ganhem destaque.

Casa de Ideias 2016 - Sala de Jantar e Living - Claudia Michelin Horta e Edison Vello

6. Estar com Escritório, Varanda e Hall Social – Ana Claudia Marini e Camila Martinez

Coube às arquitetas Ana Claudia Marini e Camila Martinez o desafio de ambientar estar, escritório, canto de leitura, varanda e hall social em sua estreia na Casa de Ideias. Com mobiliário contemporâneo com linhas limpas e cores claras, um dos destaques do projeto multiuso é a galeria com obras de arte. Inspirado no modo de vida do curitibano atual, que preza pela qualidade dos produtos sem abrir mão de design e conforto, também foi representada a tendência de trazer o verde das plantas para dentro de casa, em uma varanda integrada, toda ambientada com móveis Tidelli. A paleta de tons transita entre o branco, tons de areia e fendi até chegar ao amadeirado, de forma harmônica. Alguns objetos e almofadas no tom azul, além do verde das plantas, se destacam nesta paleta neutra.

Casa de Ideias 2016 - Estar com Escritório, Varanda e Hall Social - Ana Claudia Marini e Camila Martinez

7. Sala de Estar, Jantar e Home Office - Suelen Parizotto

Outra estreante na Casa de Ideias, a arquiteta Suelen Parizotto ambientou três espaços integrados: sala de estar, jantar e home office. Com móveis clássicos e ao mesmo atemporais, os ambientes abusam do jogo simétrico junto com a composição harmônica de objetos e móveis. Como destaques do projeto estão a funcionalidade, conforto e luxo de um ambiente moderno e com cores sofisticadas, que utiliza materiais nobres como tecidos diferenciados, madeira, vidros e metais. A iluminação é outro ponto forte, pois cria um cenário cênico em todo o espaço, começando por luz embutida nas colunas de madeira, que se repetem criando uma simetria como um todo.

Casa de Ideias 2016 - Sala de Estar, Jantar e Home Office - Suelen Parizotto

8. Living Social e Jantar - Andréa Postai, Carla Lancia e Carolina Motter

As arquitetas Andréa Postai, Carla Lancia e Carolina Motter assinam o “Living Social e Jantar” pensado para uma família jovem e elegante. Elas trabalharam com mobiliário que cria uma atmosfera de equilíbrio, baseada na sobriedade de cores. Destacam-se no projeto as esculturas brancas da sala de jantar, além da mesa Kai, toda em vidro e da poltrona Charles Eames, grande ícone do design.

Casa de Ideias 2016 - Living Social e Jantar - Andrea Postai, Carla Lancia e Carolina Motter

9. Copa e Sala de TV - Maria Elisa Zagonel e Isis Virmond

Pensada para uma família grande, a ambientação das estreantes arquitetas Maria Elisa Zagonel e Isis Virmond refere-se a uma sala de almoço integrada a uma sala de TV. Toda em tons neutros, mas com personalidade, predomina no espaço o estilo contemporâneo, privilegiando tanto o conforto físico quanto visual. Com móveis com linhas retas e design moderno, o resultado é um local sereno, propício para encontro familiar. Os highlights do projeto são as poltronas e a mesa de centro do designer Jader Almeida e a brincadeira com a mistura de bancos e cadeiras na mesa de refeições. Outro destaque é a parede em cimento queimado, uma base perfeita para destacar os móveis utilizados na ambientação, bem como o canteiro verde e as obras de arte.

Casa de Ideias 2016 - Copa e Sala de TV - Maria Elisa Zagonel e Isis Virmond

Galeria Natuzzi Edition

Casa de Ideias 2016 - Galeria Natuzzi Editions

Galeria Tidelli 

Casa de Ideias 2016 - Galeria Tidelli